Resenha: A Gruta memorias de uma Amada Imortal de M.R.Menezes

By Unknown - 18:26


Ano: 2008
Editora: Parolíbera
Gênero: Romance Histórico
Página:400

Sinopse:  Durante o levantamento do acervo deixado pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven, ocorrido em 1827, foram descobertas três cartas de amor escritas por ele, endereçadas a uma mulher identificada apenas como “Minha Amada Imortal”. A investigação acerca da identidade da destinatária de tais correspondências elencou várias candidatas, porém, não chegou a uma prova conclusiva. O assunto causou – e ainda causa – grande curiosidade.Em meio ao alvoroço gerado pela descoberta das cartas, o retrato de uma mulher desconhecida, encontrado na gaveta da escrivaninha do compositor, acabou por passar despercebido. Essa relíquia – pertencente hoje aos arquivos da Beethoven-Haus, em Bonn, Alemanha – vem sendo considerada como a provável representação da Amada Imortal de Beethoven, fato que inspirou M. R. Menezes a compor sua obra.O autor nos apresenta as hipotéticas memórias de Luise Lichtenberg, a dama do misterioso retrato, baseando-se para isso em ampla investigação histórica. Na era de Napoleão, do fervilhar musical de Viena, do nascimento dos financistas modernos, os acontecimentos se sucedem num ritmo envolvente e fascinante.A "Gruta" é uma jornada em busca do amor verdadeiro. Insere o tema da “Amada Imortal” de Beethoven no terreno dos arquétipos femininos da humanidade, sendo nessa dimensão mais profunda que o mistério é abordado. Narra a jornada de uma mulher vivendo num tempo de grandes transformações sociais e posta diante de um grande desafio: encontrar o caminho da união entre a alma mortal e imortal, o amor terreno e espiritual. Como pano de fundo, a música de "A Flauta Mágica", de Mozart, e "Fidélio" de Beethoven.

   "Ele é só de si mesmo e é a essa solidão que que todas as coisas devem seu ser"


Narrada pela senhorita Luise Gottied Von Lichtenberg,história se passa no ano de 1787,em Viena a cidade da música.

A narrativa é sobre sua vida,sua família,seus medos e amores,até que surge um misterioso músico que banha sua alma com sua música o queridíssimo Senhor Wolfgnag Amadeus Mozart.
     O qual se tornol amigo íntimo da família e Luise se tornou adorada por sua musica principalmente por ' A Flauta Mágica"(que escreverei posteriormente sobre ela).
 Os fatos históricos da musica e da cidade também é narrado na história.
             "Um romance cheio de grandes conquistas...
  uma  leitura cativante e cheia de surpresas"

Anos mais tarde em um cerimônia secreta de maçonaria onde se encontra Mozart e seu próprio pai Luise  conhece beethovem(sim o musico mesmo) e desde aquele pequeno momento seu amor por ele brota em seu coração.

                                     "Não é o nosso amor uma estrutura verdadeiramente celestial e tão firme     quanto a própria abóbada do céu?"


E .... começa sua jornada em buscar do amor verdadeiro mas não apenas encontra o amor como também com a morte,conhece os segredos espirituais dos alquimistas,maçonaria,amor espiritual,a gruta e A amada imortal.

  Traições,Alegrias,Perdas,Guerras tudo vivido por ela está aqui cuidadosamente relatados.


Classificação:estrelas


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários